HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
Seg. às Sex, 8h30 às 11h00 / 13h00 às 17h00
Sábados, Domingos e Feriados fechado

PERGUNTAS FREQUENTES

- Aonde posso estacionar para chegar no 4º Registro de Imóveis de Maringá?

Existem duas entradas (pela Av Duque de Caxias e pela Av João Paulino) para o estacionamento no subsolo do Edifício New Tower. Na Av. Duque de Caxias na mesma quadra existe um estacionamento particular na rua e na João Paulino existe um estacionamento púbico na esquina com Av Herval. Outra opção, estacionamento e lava-car na Av. Prudente de Moraes.

- Qual o horário de atendimento desta Serventia?

De Segunda à Sexta das 8h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Conforme Lei 6015 Art. 9º, os protocolos deverão ser encerrados as 11h00 e às 17h00 impreterivelmente.

- Como faço para descobrir se meu imóvel pertence à 4ª Circunscrição, ou seja, que meu imóvel deve ser registrado no 4º Registro de Imóveis de Maringá?

A nova 4ª circunscrição atende áreas em Maringá, Doutor Camargo, Floresta, Água Boa, Paiçandu e Ivatuba. Para confirmar a informação sobre seu imóvel acesse o link: http://sisweb.maringa.pr.gov.br:81/registroimoveis/ e lá coloque os dados do seu imóvel que o sistema vai mostrar a qual circunscrição ele(s) pertence(m)!

Se pertencer a 4ª circunscrição, seja bem vindo ao novo mundo digital no registro imobiliário.

- O que é a Matrícula de um imóvel?

A Matrícula é o documento de Identidade ou RG do imóvel. É na Matrícula que você encontra todas as informações de um determinado imóvel, como identificação, limites e confrontações, proprietário, eventuais ônus como por exemplo se este imóvel foi dado em garantia de uma dívida. Se você possui imóveis na 4ª circunscrição de Maringá, traga suas Matrículas que o resto é por nossa conta.

- O que é PRENOTAÇÃO ou PROTOCOLO? Qual sua validade?

A Prenotação ou Protocolo é o ato de dar entrada ao seu serviço no Cartório. Com a Prenotação/Protocolo feita, o próximo passo é aguardar a Análise do seu título para saber se vai faltar algum outro documento (exigências legais) para dar sequência ao seu pedido.

PRENOTAÇÃO ou PROTOCOLO de um título tem validade de 30 dias.
Após 30 dias corridos, sem que o interessado atenda eventuais exigências legais feitas pelo registrador, a prenotação é encerrada sem que o registro/averbação seja efetivada.
Entretanto, em alguns casos este prazo pode ser ampliado, como por exemplo nos pedidos de suscitação de dúvida, registro de loteamento, dentre outros.
Estamos prontos para receber seus títulos e orientá-lo como proceder!

- Quanto tempo para eu conseguir uma Certidão atualizada da Matrícula?

O prazo legal para a expedição de uma certidão é de 05 dias úteis, conforme Artigo 19 da Lei 6.015/73.
Mas, nossa equipe trabalha para que sua certidão saia em até 24 horas!!!
O 4º Serviço de Registro de Imóveis de Maringá nasceu em 1º de Março de 2017 e está construindo sua história 100% digital.
A tecnologia aqui está ao seu dispor!!!
Atendemos áreas em Maringá, Doutor Camargo, Floresta, Água Boa, Paiçandu e Ivatuba - Paraná.

- Qual a validade de uma Certidão Atualizada de Matrícula?

Conforme orientação normativa a Certidão expedida pelo Registro de Imóveis tem validade de 30 dias corridos.

- Como fazer um pedido de CERTIDÃO?

Através do site www.cri.org.br ou vindo até o 4º Registro de Imóveis de Maringá.
LEMBRE-SE: você precisa cadastrar-se no site antes de efetuar seu pedido online.

- Qual o prazo máximo para se ter registrada uma Cédula de Crédito Bancário e Imobiliário?

15 dias corridos, mas nossa equipe trabalha para reduzir prazos e atingir melhores metas a cada dia!

- Qual o prazo máximo para registrar uma Cédula Comercial, Rural ou Industrial, depois que todos os documentos necessários forem entregues?

3 dias úteis, mas nossa equipe trabalha para reduzir prazos e atingir melhores metas a cada dia!

- Qualquer pessoa pode requerer Certidões de Registro dos atos praticados?

Sim, conforme Lei 6015/73 Art. 17.

- Qual o prazo para Registrar um título?

Depois de cumpridas as exigências o prazo é de 30 dias para o REGISTRO DE TÍTULOS, conforme Artigo 643 do Código de Normas. (contados da data que o título ingressou no Registro de Imóveis)
O Registro de Imóveis deve devolver o título com eventuais exigências no prazo de 15 dias.
As exigências deverão ser cumpridas pelo interessadono prazo que restar entre a data da notificação e o término dos 30 dias da data da PRENOTAÇÃO/PROTOCOLO.
Do contrário o protocolo será CANCELADO e o ato não praticado até que sejam cumpridas as exigências e que seja re-PROTOCOLADO/PRENOTADO.
Se você tem imóveis em Maringá, Doutor Camargo, Água Boa, Floresta, Paiçandu, ou Ivatuba nos procure!

- Quais as formas de pagamento?

O 4º Registro de Imóveis de Maringá é uma serventia 100% dedicada às novas tecnologias, e os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, transferência eletrônica ou cartões de débito.

- Como são calculados os valores devidos?

Ao protocolar um documento, o cálculo efetuado possui caráter provisório, ou seja, somente após a análise detalhada dos documentos por profissionais treinados e capacitados, é que será possível saber quais atos (registros e/ou averbações) serão praticados, podendo ocorrer acréscimos ou diminuições no valor do depósito previamente calculado.

- O que é o www.cri.org.br ?

A integração de todos os Registros de Imóveis do Paraná já é uma realidade. Através deste site é possível fazer o pedido eletrônico de Certidões, pesquisar Matrículas, consultar o andamento do seu protocolo, fazer o download dos pedidos feitos no balcão da serventia, entre outros.
LEMBRE-SE: você precisa cadastrar-se no site antes de efetuar seu pedido online.

- Por que quem não registra não é dono?

Porque é no Registro de Imóveis que os direitos do comprador de um imóvel ficam registrados e tem validade jurídica. Somente com o registro na Matrícula do imóvel é que o adquirente torna-se proprietário.

- Por que os cartórios são amigos dos usuários?

Você sabia que os cartórios impedem diariamente várias tentativas de fraudes com documentos falsos?
É bem provável que algum cartório já tenha impedido uma fraude contra você, sem o seu conhecimento!
A equipe do 4º Registro de Imóveis de Maringá está apta para reconhecer fraudes e a fazer o seu melhor para garantir seus direitos como proprietário ou comprador de bens imóveis.

- Qual a importância das Serventias Extrajudiciais?

Os serviços prestados pelos Tabeliães e Oficiais Registradores são extremamente importantes para garantir a segurança jurídica nos negócios celebrados e promover a prevenção de litígios na sociedade, e, ainda, auxiliam eficientemente o Estado em suas políticas públicas, com, entre outras, as seguintes medidas:
Orientação técnico-jurídica aos interessados;
Formalização jurídica correta aos objetivos dos interessados, garantindo a validade e eficácia de suas manifestações de vontade;
Conferência da apresentação da documentação legalmente exigida para cada negócio ou ato jurídico pretendido;
Conferência e atribuição de autenticidade a documentos e fatos;
Publicidade às informações contidas em seus arquivos, possibilitando que qualquer interessado as consulte;
Fiscalização do recolhimento de tributos;
Promoção da cidadania, ao combater o sub-registro de nascimentos;
Fonte de informações fundamentais para a adoção de políticas públicas em geral.
FONTE - site www.atcgoias.com.br

- Quais os tipos de Serventias Extrajudiciais?

TIPOS de serventias extrajudiciais:
Registro de Imóveis:
Praticam registros e averbações de ocorrências havidas em todo imóvel e também se prestam informações, por meio de Certidões, sobre esses;
Tabelionatos de Notas:
Lavram escrituras, autenticam-se fatos e documentos, e também reconhecem firmas;
Tabelionatos de Protestos:
Protestam títulos executivos não adimplidos;
Registro Civil de Pessoas Naturais:
Registra nascimento, casamento, óbito, interdição, etc;
Registro Civil de Pessoas Jurídicas:
Registram pessoas jurídicas não empresárias;
Registro de Títulos e Documentos:
Registram quaisquer documentos;
Cartórios de Distribuição:
Existente apenas em poucas comarcas, distribuem títulos a outros cartórios e expedem certidões dessa informação.

Fonte: adaptado da Lei n. 8.935/94 (Lei dos Notários e Registradores)

- Qual a diferença entre Hipoteca e Alienação Fiduciária?

HIPOTECA: é quando o devedor concede um imóvel em garantia ao credor, para o pagamento de uma dívida, sendo que a propriedade e a posse permanecem com o devedor. Em regra, deve ser feito por escritura pública (no Tabelionato da sua preferência) e registrada (no Registro de Imóveis) na matrícula do imóvel dado em garantia.
ALIENAÇÂO FIDUCIÁRIA: é um tipo de garantia por meio da qual a posse indireta sobre o imóvel é transferida ao credor e a posse direta permanece com o devedor. Pode ser constituído tanto por meio de escritura pública como por instrumento particular (no Tabelionato da sua preferência) e posteriormente registrada (no Registro de Imóveis) na matrícula do imóvel dado como garantia.

- Como posso evitar fraudes?

O 4º Registro de Imóveis de Maringá tem uma equipe treinada para fazer o seu "SEGURO CONTRA FRAUDE".
Chega de contratos de gaveta, e do velho combinado no fio do bigode...pois no futuro podem ser revertidos em brigas homéricas na justiça, e isso é tudo que você não quer, nem nós queremos!
Evite fraudes, procure seu cartório amigo!
Nós estamos aqui pra isso!
Fonte: www.atcgoias.org.br

- O que é usucapião?

Usucapião é a forma de regularizar a posse prolongada de um imóvel urbano ou rural. Você sabia que é possível regularizar seu imóvel por usucapião direto nos cartórios?

- Quais os documentos necessários para dar início ao Processo de Usucapião?

- Carteira de identidade, CPF ou CNH e certidão de casamento da parte solicitante;
- Documentos que comprovem a posse do imóvel, tais como: conta de água, luz, telefone, IPTU (para imóvel urbano) ou ITR (para imóvel rural);
- Planta do imóvel com medidas feitas por um topógrafo informando os nomes dos confrontantes (vizinhos);
- Fotos do imóvel;
- Anuência de vizinhos e confrontantes,
- Se necessário depoimento de testemunhas,
- Carteira da OAB do advogado (sua presença é obrigatória).
Com esses documentos o Tabelionato de Notas fará uma Ata notarial para ser entregue ao Registro de Imóveis.
Antes levava-se de 5 A 15 anos DESDE O INÍCIO DA AÇÃO JUDICIAL ATÉ O REGISTRO DA USUCAPIÃO.
HOJE o prazo estimado é de 6 meses ou menos, dependendo da situação do imóvel.
No Usucapião Extrajudicial não há cobrança de impostos de transmissão (ITBI OU ITCMD), é TOTALMENTE livre de tributação.

- Quais os benefícios do Usucapião?

1. O cidadão passa a ser proprietário do imóvel, e a ter seu Registro, o que lhe garante segurança jurídica.
2. Poderá oferecer seu imóvel como garantia, e obter melhores taxas de juros em financiamentos com os bancos para construção, plantação ou reforma do imóvel.
3. A posse do Registro do Imóvel facilitará futura venda.

4º Registro de Imóveis de Maringá
PB Agência Web